Depois de uma semana de frio intenso no Rio Grande do Sul, o calor deve retornar para o Estado nos próximos dias. Enquanto na terça-feira passada as temperaturas mínimas estavam negativas em cidades do interior, nesta terça o clima deve ser típico de primavera.
As temperaturas devem chegar a 27°C em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e 26°C em Santa Rosa, no noroeste do Estado. O sol, que deve brilhar desde cedo, a baixa nebulosidade e os ventos quentes que continuam soprando do norte do país criam uma sensação de abafamento. Em uma semana, a diferença de temperatura deve chegar a quase 20°C na Capital (de 5°C na terça passada para 25°C nesta terça-feira). Para quem tinha esperança de ainda ver neve até o final do mês, a previsão do tempo promete decepcionar.
Nesta segunda-feira, o destaque foi para a variação da amplitude térmica. Municípios que amanheceram com temperaturas mínimas de 3°C, tiveram calor de quase 20°C à tarde. Moradores de Vacaria, na Serra, tiveram que abandonar os cachecóis usados pela manhã para dar lugar às camisetas de manga curta ao longo do dia.
Antes do sol brilhar, um nevoeiro tomou conta da Lagoa dos Patos, o que impediu a elevação da temperatura em Rio Grande e na Capital. Enquanto isso, em São Borja, os termômetros marcavam 24°C às 15h. O veranico de inverno fez com que os gaúchos aproveitassem o dia em atividades ao ar livre.
Porém, moradores da Serra e do Norte devem ficar alertas para a baixa umidade do ar nos próximos dias. Com a queda da umidade, o ar poluído prejudica as vias respiratórias, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios, principalmente, no inverno.
Na quarta-feira, os ventos vindos do Norte aumentam a temperatura na Capital. A sensação de calor se intensifica, e a Região Metropolitana deve registrar máximas de 30°C ao longo do dia.
O tempo segue seco até quinta-feira, quando uma nova frente fria se aproxima do Estado. A instabilidade atinge a Campanha e a Fronteira Oeste, o que aumenta a nebulosidade. O tempo instável avança sobre o Rio Grande do Sul na quinta-feira à noite e deve causar temporais em todas as regiões. Segundo o Somar Meteorologia, haverá risco de chuvas fortes na sexta-feira, com rajadas de vento de até 100 km/h entre o Centro, o Norte e a Serra. Em Porto Alegre e no Litoral Norte, os ventos podem alcançar os 80 km/h. O tempo fechado deve permanecer até domingo. Apesar do declínio nas temperaturas previsto para o final de semana, o frio não deve ser intenso na primeira semana de agosto.
Previsão do tempo
Terça-feira — Temperaturas devem ficar amenas em grande parte do Estado. Os termômetros ficam acima dos 20°C na maioria das regiões, com predomínio do sol. Santa Rosa deve registrar 26°C na tarde de hoje.
Quarta-feira — O calor aumenta, o que faz as temperaturas se elevarem. Será o típico dia de primavera. Em Quaraí, a máxima será de 26°C.
Quinta-feira — O ápice do calor no Estado será na quinta-feira. As temperaturas devem ficar próximas dos 30°C. Na Fronteira Oeste, aumenta a nebulosidade e a intensidade dos ventos com a entrada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul.
Sexta-feira — Chuva prevista para todas as regiões. Haverá risco de temporal, com ventos fortes de até 100 km/h. As temperaturas diminuem, mas não há previsão de frio intenso para os próximos dias. Os termômetros devem ficar na casa dos 16°C no Litoral Sul.
Sábado e Domingo — O tempo fica instável até o domingo, com temperaturas amenas. Meteorologistas apontam para a entrada de uma massa de ar polar intensa a partir de 10 de agosto.
Fonte: Zero Hora